Total de visualizações de página

sábado, 21 de abril de 2012

Registros das Atividades Realizadas



14/03 questões valendo 3 pontos

Texto currículo: um instrumento educacional, social e cultural.

1- Aborde a relação entre currículo e os desafios da sociedade.
R= A relação entre currículo e os desafios da sociedade é que o currículo sofre influencias e recebe desafios da sociedade, pois ele esta muito ligado ao contexto social, e através do currículo é possível enfrentar novos desafios, porem os currículos atuais não tem acompanhado as mudanças da sociedade, é necessário que se pense mais sobre o currículo para que este possa enfrentar melhor os desafios da sociedade para tornar um mundo melhor.

                                        
2- Dentre os conceitos de currículo apontados, qual o que chamou mais atenção e por que? O que mudou ate o momento, acerca do seu entendimento sobre o termo currículo?

R= O conceito de Sperb, onde ele diz que tudo acontece na vida de uma criança, de seus pais e professores, tudo que cerca o aluno, em todas as horas do dia, constitui matéria para o currículo, é o ambiente em ação. Porque para Sperb tudo o que aprendemos faz parte do nosso currículo, seja na experiência formal e informal consideramos que essa colocação muito interessante, pois não restringe apenas a matéria da experiência forma como parte do currículo, mas todas as experiências. O entendimento sobre o termo currículo mudou muito, pois nossa visão de currículo era apenas sobre o currículo que se entrega para conseguir emprego, mas neste momento já temos o conhecimento de currículo em outros sentidos como currículo escolar que são as matérias definidas, os objetivos, conceitos sobre o que aluno irar estudar.

Texto um grande desafio para o professor


1- Desenvolva um texto dissertativo, abordando os desafios para o professor, no que tange o currículo.

R= Os desafios que o professor tem, sobre o currículo é que não são todos os professores que participam do processo de elaboração e implementação do currículo, muitos vezes planeja o currículo sem a participação dos professores, coloca o professor só para executar. Atualmente a raiz teórica do currículo no Brasil pode se dizer que é totalmente tradicional onde alguns fazem o currículo e outros executam nesse caso os professores sendo os que apenas executam, outro desafio é que esses profissionais a maioria não tem domínio dos fundamentos teóricos e históricos dos processos de elaboração e implementação do currículo.

2- Aponte aspectos importantes, quanto ao referido texto.
R= O currículo como um processo, tem muitas relações, em diversos ambientes, podendo ser prescrito, planejado, organizado, avaliado e em ação.

Um aspecto do currículo em ação é a organização do tempo e do espaço escolar, a respeito da condição de ensino-aprendizagem. Um aspecto importante para que o professor tenha domínio da organização do trabalho pedagógico é a melhoria das condições da escola e das condições de trabalho do professor, outro aspecto importante é que a negociação principal dos conflitos de currículo ocorre na relação pedagógica, onde os professores alteram as programações conforme a turma, os limites dos alunos conforme se percebe que é necessário alterar.

28/03 trabalho em grupo.
Texto: Avaliação e currículo.


1-Qual relação pode ser feita entre a avaliação e o currículo? Fundamente.

R= A relação entre avaliação e o currículo é que os conteúdos que estão inseridos dentro do currículo precisam de avaliação para poder saber o nível de aprendizagem alcançada pelo o aluno, onde o professor poderá esclarecer as duvidas porem esses conteúdos precisa estar mais perto da realidade do contexto social do aluno, pois o mesmo se interessa e terá mais facilidades na aprendizagem e não tem como avaliar sem os conteúdos.

2- O que o texto trata na afirmativa “o importante não é a quantidade, e sim a utilidade”.

R= O autor fala que é importante à utilidade e não a quantidade, porque se o educando utiliza o que aprendeu com qualidade, ele coloca em prática no seu cotidiano o que contribuirá para seu crescimento.

O professor deve ajudar o aluno de forma que deixe com que ele corra atrás de seu conhecimento para que ele possa criar novas ideias, ate mesmo reforçando o interesse pela leitura e assim construindo seu próprio caminho, e o professor tem a missão de desenvolver os melhores métodos de aprendizagem deixando o aluno criar o seu espaço em sala de aula tirando as duvidas e aprendendo juntamente com ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário