14/03 questões valendo 3
pontos
Texto currículo: um
instrumento educacional, social e cultural.
1- Aborde a relação entre
currículo e os desafios da sociedade.
R= A relação entre
currículo e os desafios da sociedade é que o currículo sofre influencias e
recebe desafios da sociedade, pois ele esta muito ligado ao contexto social, e
através do currículo é possível enfrentar novos desafios, porem os currículos
atuais não tem acompanhado as mudanças da sociedade, é necessário que se pense
mais sobre o currículo para que este possa enfrentar melhor os desafios da
sociedade para tornar um mundo melhor.
2- Dentre os conceitos de
currículo apontados, qual o que chamou mais atenção e por que? O que mudou ate
o momento, acerca do seu entendimento sobre o termo currículo?
R= O conceito de Sperb,
onde ele diz que tudo acontece na vida de uma criança, de seus pais e
professores, tudo que cerca o aluno, em todas as horas do dia, constitui
matéria para o currículo, é o ambiente em ação. Porque para Sperb tudo o que
aprendemos faz parte do nosso currículo, seja na experiência formal e informal
consideramos que essa colocação muito interessante, pois não restringe apenas a
matéria da experiência forma como parte do currículo, mas todas as
experiências. O entendimento sobre o termo currículo mudou muito, pois nossa
visão de currículo era apenas sobre o currículo que se entrega para conseguir
emprego, mas neste momento já temos o conhecimento de currículo em outros
sentidos como currículo escolar que são as matérias definidas, os objetivos,
conceitos sobre o que aluno irar estudar.
Texto um grande desafio
para o professor
1- Desenvolva um texto
dissertativo, abordando os desafios para o professor, no que tange o currículo.
R= Os desafios que o
professor tem, sobre o currículo é que não são todos os professores que
participam do processo de elaboração e implementação do currículo, muitos vezes
planeja o currículo sem a participação dos professores, coloca o professor só
para executar. Atualmente a raiz teórica do currículo no Brasil pode se dizer
que é totalmente tradicional onde alguns fazem o currículo e outros
executam nesse caso os professores sendo os que apenas executam, outro desafio
é que esses profissionais a maioria não tem domínio dos fundamentos teóricos e
históricos dos processos de elaboração e implementação do currículo.
2- Aponte aspectos
importantes, quanto ao referido texto.
R= O currículo como um
processo, tem muitas relações, em diversos ambientes, podendo ser prescrito,
planejado, organizado, avaliado e em ação.
Um aspecto do currículo em
ação é a organização do tempo e do espaço escolar, a respeito da condição de
ensino-aprendizagem. Um aspecto importante para que o professor tenha domínio
da organização do trabalho pedagógico é a melhoria das condições da escola e
das condições de trabalho do professor, outro aspecto importante é que a
negociação principal dos conflitos de currículo ocorre na relação pedagógica,
onde os professores alteram as programações conforme a turma, os limites dos
alunos conforme se percebe que é necessário alterar.
Texto: Avaliação e
currículo.
1-Qual relação pode ser
feita entre a avaliação e o currículo? Fundamente.
R= A relação entre
avaliação e o currículo é que os conteúdos que estão inseridos dentro do
currículo precisam de avaliação para poder saber o nível de
aprendizagem alcançada pelo o aluno, onde o professor poderá esclarecer as
duvidas porem esses conteúdos precisa estar mais perto da realidade do contexto
social do aluno, pois o mesmo se interessa e terá mais facilidades na
aprendizagem e não tem como avaliar sem os conteúdos.
2- O que o texto trata na
afirmativa “o importante não é a quantidade, e sim a utilidade”.
R= O autor fala que é
importante à utilidade e não a quantidade, porque se o educando utiliza o que
aprendeu com qualidade, ele coloca em prática no seu cotidiano o que
contribuirá para seu crescimento.
O professor deve ajudar o
aluno de forma que deixe com que ele corra atrás de seu conhecimento para que
ele possa criar novas ideias, ate mesmo reforçando o interesse pela leitura e
assim construindo seu próprio caminho, e o professor tem a missão de
desenvolver os melhores métodos de aprendizagem deixando o aluno criar o seu
espaço em sala de aula tirando as duvidas e aprendendo juntamente com ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário