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sábado, 21 de abril de 2012

Leituras e Trabalhos Suplementares

Relação entre Ética e pratica docente e Currículo

Neste texto vamos abordar os princípios para compreender o conceito de ética que serão inseridos no currículo.
Para entender essa relação de ética e moral são termos diferentes como éticas diz respeito aos valores que orientam o comportamento do homem em relação ao outro no meio social, já moral na vida pratica em grupo social de regras, normas, valores, costumes e a conduta diante da sociedade dentro do currículo deve ser trabalhado a ética, devido a escola ser um espaço público.              
 Na proposta curricular da formação profissional do professor deve ser trabalhado a ética e a moral, que irá contribuir para o nosso cotidiano social é com isso estimular a nossa sociedade a repensar velhos padrões comportamentais que só trazem prejuízo e desvalorizam  o meio a onde está inserido. Um professor sem ética traz muitos prejuízos à educação, no currículo deve este inserido a ética para trabalhar com os alunos, pois é um tema muito importante para a vida deles e também para a convivência em sociedade.

  Relação de Organização do Trabalho Pedagógico e o Currículo

Na disciplina de Organização do trabalho pedagógico o Currículo é citado como um elemento importante para o planejamento do professor, pois pode organizar os conteúdos, ele é um recurso para o educador e não uma lei rígida ou um mandamento a ser seguido metodologicamente, ele pode ser usado como um norte para a práxis pedagógica, com flexibilidade de ajustes para melhor atender as necessidades dos educandos, então a relação da disciplina de currículo com a OTP é exatamente a importância do uso do currículo nos planos de aula dos professores para organizar as aulas e no auxilio do trabalho pedagógico.
Segundo Sacristan:sem o conteúdo não há qualquer projeto educativo, acaba se concretizando na esperança de conseguir algum efeito no sujeito que se educa, quando hã ensino é por que se ensina algo ou se ordena o ambiente para que alguém aprenda algo, a técnica de ensinar não pode preencher todo o discurso didático evitando problemas para o conteúdo colocado.
Diferentes currículos produzem diferentes pessoas, mas naturalmente essas diferenças não são meras diferenças individuais, mas diferenças sociais, ligadas a classe, a raça, ao gênero. Então currículo é importante para o trabalho do educador, pois ele possibilita a construção do saber, mas não somente cientifica também incliu-se no social.
Na ação pedagógica baseada nas teorias crítica de currículo, a atenção esta voltada não para o que ensina delineada pela tradicional, é a busca de procedimentos metodológicos que garantem uma maior apreensão e domínio do conteúdo de ensino por parte dos alunos e que garantam um espaço democrático participativo no âmbito da sala de aula.


Relação de currículo com psicologia da aprendizagem
    
Na psicologia da aprendizagem tem teorias de aprendizagem que considera que os conteúdos que estão inseridos dentro currículo devem fazer sentido para os alunos, pois se não tem sentido e relação uns com os outros esses conteúdos acabam dificultando as conexões dos conhecimentos, trazendo desinteresse e dificuldade na aprendizagem.


Os conteúdos devem parti das necessidades e possibilidades do educando, o currículo deve ser centrado no aluno, a escola deve usar o modelo de currículo aberto, pois este é flexível e aceita mudanças, será capaz de a cada necessidade que surgi atender a proposta que a psicologia da aprendizagem tem que é procurar facilitar a aprendizagem, o currículo aberto é usado pela escola moderna onde nesta escola os conteúdos são visto como os meios para se alcançar uma aprendizagem, se os conteúdos do currículo não estiverem fazendo sentido ou seja não estiver se adequando a realidade do educando, isto trará problemas sérios e dificuldades ao aluno e professor, cabe ao docente alterar este currículo para que possa se adequar a realidade dos alunos e também as suas dificuldades, possibilitando meios para que a aprendizagem aconteça, na psicologia da aprendizagem o papel do professor é criar situações que facilite o aprendizado. 





RELAÇÃO ENTRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO.
 
            A disciplina políticas educacionais analisa e explicitam interesses sociais e políticos sobre as leis, a matéria explica sobre a constituição e a LDB, sobre todas as mudanças que ocorreram ao longo da história, porem mesmo com estas mudanças educacionais exigem que se repense a prática pedagógica, os conteúdos que fazem parte do currículo tendo como eixos a ética, a justiça e  os direitos humanos inseridos no currículo.
Um ensino de qualidade a partir das condições do trabalho pedagógico  implica a formação de redes de saberes e de relações que se enredam por caminhos imprevisíveis para chegar ao conhecimento.
É necessário que haja atividades que possam ser abordadas por diferentes níveis de compreensão e de desempenho dos alunos. Debates, pesquisas, registros escritos, falados, observação e vivências em grupo são alguns processos pedagógicos possíveis nessa perspectiva que deixara o currículo mais interessante tendo mais haver com a realidade do aluno.
O pluralismo cultural, a liberdade, a justiça social, o respeito mútuo, a tolerância e solidariedade devem fazer parte do currículo escolar, na LDB fala da obrigatoriedade de estar no currículo a historia e cultura afro-brasileira. Através deste processo permite às gerações mais jovens adquirir uma cultura diferenciada ao viver as diferenças entre as pessoas como algo valioso, solidário e democrático.
 A escola torna-se uma comunidade de aprendizagem em que o processo de ensino e aprendizagem é permeado pelo diálogo e pela qualidade nas relações entre professores e alunos usando o modelo de currículo da escola moderna.



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