Relação entre Ética e pratica docente e Currículo
Neste texto vamos abordar os princípios para compreender o conceito de ética que serão inseridos no currículo.
Para entender essa relação de ética e moral são termos diferentes como éticas diz respeito aos valores que orientam o comportamento do homem em relação ao outro no meio social, já moral na vida pratica em grupo social de regras, normas, valores, costumes e a conduta diante da sociedade dentro do currículo deve ser trabalhado a ética, devido a escola ser um espaço público.
Relação de Organização do Trabalho Pedagógico e o Currículo
Na disciplina de Organização do trabalho pedagógico o Currículo é citado como um elemento importante para o planejamento do professor, pois pode organizar os conteúdos, ele é um recurso para o educador e não uma lei rígida ou um mandamento a ser seguido metodologicamente, ele pode ser usado como um norte para a práxis pedagógica, com flexibilidade de ajustes para melhor atender as necessidades dos educandos, então a relação da disciplina de currículo com a OTP é exatamente a importância do uso do currículo nos planos de aula dos professores para organizar as aulas e no auxilio do trabalho pedagógico.
Segundo Sacristan:sem o conteúdo não há qualquer projeto educativo, acaba se concretizando na esperança de conseguir algum efeito no sujeito que se educa, quando hã ensino é por que se ensina algo ou se ordena o ambiente para que alguém aprenda algo, a técnica de ensinar não pode preencher todo o discurso didático evitando problemas para o conteúdo colocado.
Diferentes currículos produzem diferentes pessoas, mas naturalmente essas diferenças não são meras diferenças individuais, mas diferenças sociais, ligadas a classe, a raça, ao gênero. Então currículo é importante para o trabalho do educador, pois ele possibilita a construção do saber, mas não somente cientifica também incliu-se no social.
Na ação pedagógica baseada nas teorias crítica de currículo, a atenção esta voltada não para o que ensina delineada pela tradicional, é a busca de procedimentos metodológicos que garantem uma maior apreensão e domínio do conteúdo de ensino por parte dos alunos e que garantam um espaço democrático participativo no âmbito da sala de aula.
Relação de currículo com psicologia da aprendizagem
Na
psicologia da aprendizagem tem teorias de aprendizagem que considera que os
conteúdos que estão inseridos dentro currículo devem fazer sentido para os
alunos, pois se não tem sentido e relação uns com os outros esses conteúdos
acabam dificultando as conexões dos conhecimentos, trazendo desinteresse e
dificuldade na aprendizagem.
Os
conteúdos devem parti das necessidades e possibilidades do educando, o
currículo deve ser centrado no aluno, a escola deve usar o modelo de currículo
aberto, pois este é flexível e aceita mudanças, será capaz de a cada
necessidade que surgi atender a proposta que a psicologia da aprendizagem tem
que é procurar facilitar a aprendizagem, o currículo aberto é usado pela escola
moderna onde nesta escola os conteúdos são visto como os meios para se alcançar
uma aprendizagem, se os conteúdos do currículo não estiverem fazendo sentido ou
seja não estiver se adequando a realidade do educando, isto trará problemas
sérios e dificuldades ao aluno e professor, cabe ao docente alterar este
currículo para que possa se adequar a realidade dos alunos e também as suas
dificuldades, possibilitando meios para que a aprendizagem aconteça, na
psicologia da aprendizagem o papel do professor é criar situações que facilite
o aprendizado.
RELAÇÃO ENTRE
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO.
A disciplina políticas educacionais analisa e explicitam interesses sociais e políticos sobre as leis, a matéria explica sobre a constituição e a LDB, sobre todas as mudanças que ocorreram ao longo da história, porem mesmo com estas mudanças educacionais exigem que se repense a prática pedagógica, os conteúdos que fazem parte do currículo tendo como eixos a ética, a justiça e os direitos humanos inseridos no currículo.
A disciplina políticas educacionais analisa e explicitam interesses sociais e políticos sobre as leis, a matéria explica sobre a constituição e a LDB, sobre todas as mudanças que ocorreram ao longo da história, porem mesmo com estas mudanças educacionais exigem que se repense a prática pedagógica, os conteúdos que fazem parte do currículo tendo como eixos a ética, a justiça e os direitos humanos inseridos no currículo.
Um ensino de qualidade a partir das condições do trabalho pedagógico implica a formação de redes de saberes e de relações que se enredam por caminhos imprevisíveis para chegar ao
conhecimento.
É necessário que
haja atividades que possam ser abordadas por diferentes
níveis de compreensão e de desempenho
dos alunos. Debates, pesquisas, registros escritos, falados, observação e
vivências em grupo são alguns
processos pedagógicos possíveis nessa
perspectiva que deixara o currículo mais interessante tendo mais haver com a
realidade do aluno.
O pluralismo
cultural, a liberdade, a justiça social,
o respeito mútuo, a tolerância e solidariedade
devem fazer parte do currículo escolar, na LDB fala da obrigatoriedade de estar
no currículo a historia e cultura afro-brasileira. Através deste processo permite
às gerações mais jovens adquirir uma
cultura diferenciada ao viver as
diferenças entre as pessoas como
algo valioso, solidário e democrático.
A escola torna-se uma comunidade de aprendizagem em que o processo de ensino e aprendizagem é permeado pelo diálogo e pela qualidade nas relações entre professores e alunos usando o modelo de currículo da
escola moderna.
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