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sábado, 21 de abril de 2012

Anotações e Registros das Aulas

08/02/2012
Nome: joseany marques
Onde mora? Guariroba
Trabalha: não
Expectativas em relação à disciplina. Desejo aprender sobre esta matéria que ate hoje não tem muitos conhecimentos.
Por que escolheu pedagogia? Por influencia da família
Nome: katiuscia
Onde mora? Expansão setor O
Trabalha? Em escola
Expectativas em relação à disciplina. Ter uma melhor formação acadêmica.
Por que escolheu pedagogia? Por ser uma área abrangente no mercado de trabalho.
Nome: Samara
Onde mora? Ceilândia Norte
Trabalha? Multimeios.
Expectativas em relação à disciplina. Aperfeiçoar os conhecimentos através das aulas ministradas pelo professor.
Por quê escolheu pedagogia? Por ser uma área abrangente no mercado de trabalho.
Para o grupo: o que é currículo? São as disciplinas oferecidas na grade curricular.
Para o grupo: como veem o currículo do curso de pedagogia do IESB? Muito interessante, pois nos prepara para o mercado de trabalho.

15/02 a 29/03
Houve a explicação do plano de ensino, e a instrução de como seria a elaboração do portfólio eletrônico, o professor explicou sobre a relação e os diferentes conceitos de currículo, que não existe apenas um significado ou conceito, há vários sentidos ele é polissêmico, foi citado alguns autores como Bobbitt e Dewey, O Bobbitt é o autor responsável pelas teorias de currículo, porem ele era de um viés mais tradicional , já Dewey era representante da escola nova criticava a escola tradicional foi um pedagogo liberal, nestas aulas foi abordado às tendências na pedagogia, às raízes teóricas do currículo no Brasil é estrangeira veio dos EUA, tem a escola tradicional onde o currículo tem visão conteudista, sendo o professor o centro e ver os conteúdos como os fins, algumas pessoas faz o currículo e outras executam. Na escola moderna o aluno é o centro, os conteúdos são vistos como meios, todos faz e executa no Brasil na elaboração de currículo o pensamento de Dewey foi que prevaleceu. Texto complementar currículo: um instrumento educacional, social e cultural.

7/03/2012
 Aula sobre os fundamentos do currículo, onde a cultura ela influencia o currículo, cada estado tem sua cultura não tem como fazer uma proposta curricular para o país todo, porque a diferentes culturas, o currículo proporcional informações importantes, como o que ensinar , quando ensinar , como ensinar , como e quando avaliar, lembrando que as avaliações deve ocorrer em todo o percurso e o currículo deve ter contextualização .
As fontes do currículo são progressistas: Que estuda os problemas e interesses dos alunos para solucionar os objetivos, a escola moderna utiliza esta fonte de currículo, o essencialista: que os objetivos são tirados das analises internas dos conteúdos é da escola tradicional, sociólogos: que selecionam os objetivos na analise da sociedade, dos seus problemas e características pode ser da escola tradicional ou moderna, no processo de elaboração do projeto curricular tem o sistema educacional fechado ele é tradicional os objetivos, conteúdos e estratégias já vem pronto é igual para todos. O sistema educacional aberto é moderno pode haver mudanças ele se importa com as diferenças individuais dos alunos e com o contexto social, todos participam e todos executam a escola moderna valorizam o curriculum oculto os conhecimentos que você constitui no longo da trajetória o que carregamos em nos.

14/03/2012 questões valendo 3 pontos
Texto currículo: um instrumento educacional, social e cultural e Texto um grande desafio para o professor.

21/03/2012 
componentes do currículo parte 1 vemos que o input: conteúdo do ensino e da aprendizagem ele é interno, o outiput: resultado do ensino e da aprendizagem, que é externo, a atividade: do ensino e da aprendizagem, a relação do input com o output, da à atividade. Vemos também a via de acesso pelos resultados esperados, que parte da analise dos resultados esperados é utilizado pela escola critica de currículo, a via de acesso pelos conteúdos parti da analise dos conteúdos é utilizada pela escola tradicional, e a via de acesso pelas atividades de aprendizagem parti das atividades é utilizada pela escola técnica.

28/03/2012  trabalho em grupo.
Texto: Avaliação e currículo.

04/04/2012 
Aula de componentes do currículo parte 2 e 3 e revisão aprenderam algumas propostas sobre componentes do currículo como a proposta de Ausebel, Gagné, Tyler, Taba. Ausebel diz que as sequencias de aprendizagem deve partir dos conceitos mais gerais e avançar aos mais específicos. Gagné a sequencia das atividades de aprendizagem vai do mais simples ao mais complexo. Ele ampliou mais as habilidades sendo estes como possíveis tipos de resultados da aprendizagem. Os componentes para Tyler deveria ser: finalidades, ou seja, os objetivos, experiência de aprendizagem seria aquilo que se pode alcançar e deve alcançar, organização é a estética do currículo e a avaliação. E Taba diz que a ausência de justificação de um plano curricular pode levar que o plano só possa ser imposto, a visão dele é tratada numa expectativa tradicional, onde uns pesam e outros executam.
O currículo deve conter estes componentes: contexto e justificação, ó contexto onde a escola esta inserida. Quadro de objetivos, as finalidades a atingir, roteiro ou mapas de conteúdos, conteúdo a ser abordados plano de organização, quais as estratégias a ser trabalhadas e o plano de avaliação.
A avaliação deve ser continua, e tem função de fazer um ajustamento pedagógico para o aluno não cometer os mesmo erros, a avaliação inicial é uma avaliação diagnostica que pode ser aplicada durante o percurso. A avaliação formativa forma devidamente o aluno, que acontece no processo de aprendizagem para ajudar o educando. A avaliação somatória é de pratica tradicional, atribui uma nota ao aprendizado do aluno é usada para saber o nível de aprendizagem alcançado pelos alunos.

11/04 prova da a1.

18/04/2012
 Teorias de currículo
Entrega da prova e correção, explicação sobre as teorias de currículo, a relação de currículo com administração cientifica de Taylor e a escola clássica, Bobbit fala do processo de racionalização de organização sistemática das estratégias da avaliação, a escola moderna é subjetividade e identidade, a escola tradicional é só identidade, sendo as teorias de currículo tradicionais critica e pos-criticas, sendo que o currículo é uma questão de poder, e esta questão separa as teorias criticas e pós-criticas de currículo.




25/ 04/2012

As teorias tradicionais
As teorias de currículo do século 20 vieram dos EUA, as teorias tradicionais, com a compreensão de Bobbitt do modo de fazer e pensar industrial, Bobbitt tinha uma proposta que a escola deveria funcionar da mesma forma que uma empresa comercial ou industrial, nessa época a educação passa a ser uma mercadoria de troca na formação de uma burocracia estatal dos negócios ligados a educação, ela passou a ser vista como uma mercadoria, a parte que diz sobre a extensão da educação escolarizada em níveis cada vez mais altos a segmentos cada vez maiores da população quer dizer que quanto mais alto o nível de escolaridade da população a renda será mais alta podendo estudar em escolas particulares, ou seja, para se ter uma boa educação é necessário pagar por isso o que torna a educação como uma mercadoria. O objetivo da educação escolarizada para Bobbitt é alienar a população.
            As idéias de Dewey se contrapõem a idéia de Bobbitt, pois o modelo de Dewey é progressista e Bobbitt é tradicional, Dewey se preocupava mais com a construção de uma escola democrática do que o funcionamento da economia já Bobbitt se preocupa com um modelo educacional voltado para a economia.
Tyler também é um representante da escola tradicional e deu continuação ao pensamento de Bobbitt, e para ele a avaliação é um componente curricular importante, Robert Mager também defendia as teorias tradicionais, foi contemporâneo de Tyler, e tinha uma tendência fortemente tecnicista.
O currículo clássico era baseado no trivium (gramática, retórica, dialética), e quadrivium( astronomia, geometria, musica, aritmética), porem o modelo tecnocrático e progressista criticaram o currículo clássico ele deixou de ser importante, os tecnocratas diziam que o currículo clássico era inútil para a vida moderna e para as atividades laborais, os progressistas atacava o currículo clássico por haver um distanciamento dos interesses e das experiências das crianças e dos jovens. Apartir dos anos 60 surgiu teórico que criticaram o pensamento tradicional.
02/05/2012
Não houve aula
09/05/2012
  As bases das teorias criticas
Nos anos 60 surgiram teorias que criticaram os pensamentos e as estruturas tradicionais de currículo, pois os modelos tradicionais de currículo se importavam com o modelo de como fazer o currículo e os modelos críticos de se preocupavam com a questão de desenvolver conceitos para que as pessoas possam compreender o que o currículo faz.
Louis Althusser fala muito sobre a ideologia, e diz que a escola atua ideologicamente  usando o seu currículo, faz com que as pessoas aceitem as estruturas sociais como o capitalismo tendo uma visão de que é muito bom e desejável, para ele a escola contribui através dos conteúdos explícitos que estão no currículo, já Bowles e Gintis dizia que a escola contribui por meio das vivencias e das relações sociais na escola, para Bourdieu e Passeron eles afirma que a reprodução social tem o centro no processo de reprodução cultural, eles diz que a cultura dominante incorpora, introjeta, internaliza valores dominantes através do currículo, as teorias criticas de currículo tem um grande embasamento no marxismo.
16/05/2012                                                            
Atividade avaliativa do texto documento de identidade

23/05/2012
 O currículo como política cultura
           
Henry Giroux é um teórico crítico e via o currículo e a pedagogia através da noção de política cultural, política porque forma diversos cidadões, o critério de eficiência e racionalidade burocrático, o modo de fazer e pensar industrial tem haver com com os critérios de eficiência a eficiência na escola gera uma racionalidade burocrática, ele criticava as teorias de currículo  dizendo  que as pessoas devem ter conhecimento do controle que sofrem, e dizia que o currículo tem e deve ter o poder e controle exercido pelas instituições é através do processo pedagógico  que as pessoas se tornam sujeitos conscientes do papel de controle e poder podendo se tornar emancipadas e libertadas.
 A critica de Paulo Freire ao currículo é devido o currículo ser conteudista, por ser transferido informações de professores para alunos, sendo que os conteúdos acabam sendo mais valorizado do que a aprendizagem, o circulo de cultura é importante para ele, que diz que a educação bancaria se refere a questão de banco no sentido de deposito .
Saviani é um teórico importantíssimo da tendência critico dos conteúdos, para ele a política não tem tanta interferência na educação ele afirma que a educação deveria ser exclusivamente uma pratica pedagógica e não política, ele critica Paulo Freire a sobre a questão dos métodos usados para se adquirir a aprendizagem a afirma que para Paulo os métodos são mais importantes que a aprendizagem.
 Michael Young se contrapõe as teorias de Tyler e reformulou as teorias de currículo, ele fez alguns questionamentos que as teorias tradicionais não fizeram um desse questionamentos é porque se atribui mais prestígios a certas disciplinas do que a outras? E outros questionamentos.

30/05/2012                                                                       
 Códigos e reprodução cultural: Basil Bernstein
Não se pode distanciar currículo de pedagogia, Bernstein tinha a preocupação com o modo de como o currículo esta estruturalmente organizado e fala que quanto maior o controle do processo de transmissão pelo professor maior é o enquadramento que é colocar nos eixos, o professor exercer uma relação de poder com os alunos, nesse caso do enquadramento, quando o ensino é centrado no aluno é fracamente enquadrado porque o aluno tem mais poder, autonomia,e pode fazer criticas e é livre, quanto maior for o enquadramento maior é a pratica tradicional. O poder para Bernstein estar  ligado a classificação, o poder diz o que pode ser classificado ou não, já o controle diz respeito a forma da transmissão o controle esta associado ao enquadramento, tanto Bernstein e Foucault  tem noções de poder e de controle próximas.
O currículo oculto é assistemático intencional, acontece no dia a dia no espaço informal.
Assistimos o vídeo de uma entrevista com Sonia Penim, o vídeo fala das grandes quantidade de informação irrelevantes no currículo, e fala que no Brasil há desenvolvimento econômico mas  não educacional, e comenta sobre a valorização do professor.
A educação pos critica são teorias contemporâneas atuais e elas aprofundam tudo o que os teóricos críticos desenvolveram, nos EUA eles atacam o multiculturalismo, para os grupos conservadores e tradicionais o multiculturalismo representa um ataque aos valores nacionais da família e da herança cultural.





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